Cidadania – sensibilização com música

Considerando a importância do tema da cidadania nas sociedades atuais enquanto um processo construído historica e socialmente, abranger a temática de maneira a levar os alunos a refletirem acerca das realidades que os cercam e que estão dotadas de exemplos concretos sobre o tema, contribui para pensarem seu papel individual e coletivo acerca do ser cidadão.

Através de uma sensibilização, abordar o tema da cidadania, trazendo-o de maneira ampla, a fim de construir o conceito conjuntamente com os alunos. Para tanto, a música de Zé Ramalho – Cidadão, pode ser pensada enquanto um recurso didático amplo e totalmente cabível à discussão do tema. Segue a letra:

 

Cidadão
Tá vendo aquele edifício moço
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição, era quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tonto
Mas me vem um cidadão
E me diz desconfiado
“Tu tá aí admirado ou tá querendo roubar”
Meu domingo tá perdido, vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber
E pra aumentar meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio que eu ajudei a fazer
Tá vendo aquele colégio moço
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento
Fiz a massa, pus cimento, ajudei a rebocar
Minha filha inocente veio pra mim toda contente
“Pai vou me matricular”
Mas me diz um cidadão:
“Criança de pé no chão aqui não pode estudar”
Essa dor doeu mais forte
Porque que é qu’eu deixei o norte
Eu me pus a me dizer
Lá a seca castigava, mas o pouco que eu plantava
Tinha direito a colher
Tá vendo aquela igreja moço, onde o padre diz amém
Pus o sino e o badalo, enchi minha mão de calo
Lá eu trabalhei também
Lá foi que valeu a pena, tem quermesse, tem novena
E o padre me deixa entrar
Foi lá que Cristo me disse:
“Rapaz deixe de tolice, não se deixe amedrontar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio, fiz a serra, não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asas e na maioria das casas
Eu também não posso entrar”

O vídeo com imagens do cantor pode ser acessado em: http://www.youtube.com/watch?v=4cWVKP_I0JE

Após ouvirmos a música com os alunos, algumas questões e reflexões podem ser levantadas, através da discussão gerada a partir do tema, também.  Tais como:

 – Identificar problemáticas sociais na letra da música;

 – Partindo do título da canção “Cidadão”, apontar os cidadãos brasileiros que aparecem na música e como estão representados;

 – Considerando o trecho que se refere à filha da personagem que trabalhou na construção da escola, que é proibida de estudar neste local, o argumento utilizado é de que “crianças de pé no chão não podem entrar naquele lugar”. O “pé no chão” é uma alusão à condição econômica da menina e, por conseqüência, de seu pai. A partir desta afirmação é possível sugerir que as personagens sofram com a não realização de alguns direitos que deveriam ser garantidos a qualquer cidadão?

 – Partindo da ideia de cidadão trabalhada em aula, refletir sobre os direitos e deveres que são exercidos – ou não -, na música “Cidadão”.

    Deixe um comentário

