A história das coisas

Estava dando uma olhada nos cadernos de sociologia do ensino médio e me deparei com o caderno que tem por tema a questão do consumismo (se não me engano é o caderno 2 do 2º ano). Então me lembrei de um vídeo bastante didático produzido Annie Leonard chamado The Story of Stuff  (A história das coisas), um vídeo muito interessante que trata da questão do consumismo, de sua relação com a política e economia globais e de seus impactos para o meio ambiente.

Lembrei-me que quando eu havia visto o vídeo pela primeira vez eu pensei que seria um ótimo vídeo para tratar da questão do consumismo em uma aula de sociologia. Apesar do vídeo ter sido produzido visando o público norte-americano e ter vários elementos de texto em inglês, a dublagem do vídeo foi muito bem feita e o estilo de desenho animado prende bastante a atenção da pessoa que assiste. O vídeo de Annie Leonard trata de questões que vão muito além do consumismo, e portanto, podem suscitar muitas outras discussões além do consumismo, como meio ambiente e exploração econômica por exemplo, abrindo inclusive espaço para se trabalhar a questão interdisciplinarmente. Minha sugestão é que o professor use este vídeo para abrir a aula e depois, através de debate com a turma, levante os pontos principais concernetes com o que se pretende trabalhar nesta aula.

Bom, fica a dica…

    Deixe um comentário

