A luta pelo ensino da Sociologia

O sociólogo Amaury Cesar Moraes fala sobre as mudanças em curso relacionadas tanto ao ensino de Sociologia no ensino médio como às transformações desse nível de ensino no país.
por Lejeune Mato Grosso de Carvalho

http://sociologiacienciaevida.uol.com.br/ESSO/Edicoes/37/artigo239013-2.asp

Anúncios

  1. Ferreira

    A entrevista apresenta bastante material para discussão. Seria bom se o post explorasse um pouco esse material, indo além da mera divulgação.

  2. diegorroberto

    Interessante a constatação feita pelo autor a respeito de como a comunidade acadêmica lida com a questão do ensino de sociologia. De fato pode se encontrar na maioria dos eventos relacionados às ciências sociais e/ou sociologia sessões e grupos de trabalho que tenham como tema tal questão. Vendo de fora fica a impressão de que com a obrigatoriedade do ensino da disciplina a licenciatura passou a ser mais valorizada em tal meio. No entanto a entrevista da a entender que a procura efetiva continua sendo pelos assuntos que possibilitam publicação e façam peso nos currículos. O que não aparenta ser o caso do ensino de sociologia.
    Outro ponto que considero importante ressaltar é a necessidade exposta pelo autor de que o professor tenha formação que abrigue as três áreas das ciências sociais. Isto porque o fato de a disciplina escolar se chamar sociologia, não exclui o ensino da antropologia e da ciência política. Creio que para o senso comum a idéia vigente é a da sociologia não representando todas as ciências sociais, mas como algo especifico. No mínimo tal situação dá margens para confusões a cerca do conteúdo pelo qual a disciplina deve ser responsável.
    Fica claro também que a obrigatoriedade do ensino de sociologia não é algo que está consolidado. Sendo que, muitos artifícios são utilizados para evitar ou dificultar a sua aplicação nas escolas.




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: