Tecnologia e educação

OROZCO GÓMEZ, Guillermo. Comunicação, educação e novas tecnologias: tríade do século XXI. São Paulo, 2002.

O artigo de Guillermo Orozco apresenta, como o próprio título já propõe, uma discussão sobre a comunicação e a educação em relação às novas tecnologias. No atual contexto, o que se almeja com o surgimento dessas novas tecnologias é uma diversificação na comunicação educativa, como também que sejam elas objetos de estudo a fim de que possam ser planejadas estratégias de educação.

A questão que surge não é mais pautada no “se”, mas no “como”: não restam dúvidas sobre se as tecnologias devem ou não ser incorporadas no campo educativo e comunicativo; a questão é como elas devem se inserir.

Nesse sentido, para que haja o aproveitamento desses meios nos dois campos e que permita a realização de fins próprios – e isso em relação a países da América Latina em geral – é preciso que se adotem estratégias que sejam coerentes com as peculiaridades culturais de cada país. E isso, propõe o autor, requer políticas muito firmes que não estão apenas no âmbito das instituições sociais, mas que são um desafio a ser enfrentado pela sociedade em conjunto.

O maior problema colocado por Orozco em relação a esse desafio diz respeito ao papel que as tecnologias assumem por serem alvo de decisões políticas e econômicas e, acima de tudo, decisões do mercado. Isso pode ser observado nos exemplos elencados pelo autor; dentre eles, o da televisão no México, que, desde o início, concedida a grupos privados, gerou usufruto comercial e perdurou nessa lógica por muitos anos. Ou como na Inglaterra, onde o sistema de telefonia foi retardado por conta da exploração mercadológica.

Vê-se que o que se atendeu até então com as novas tecnologias não foi a necessidade histórica de engajar melhorias para a vida humana em sociedade, mas a necessidade mercadológica de lucrar com os meios de comunicação através do retardamento de novas pesquisas. Com isso, o que tivemos foi a crescente exclusão tecnológica de muitos e a inclusão de poucos; principalmente nos países latino-americanos, nos quais as cópias de modelos norte-americanos e europeus prevaleceu em sobreposto às culturas próprias. Portanto, a inserção das tecnologias aparece sempre como um esforço incompleto de atingir o processo de democratização e de transformação da educação.

Quanto à incorporação das novas tecnologias à educação, o autor aborda o tema a partir de dois tipos de racionalidade: a “racionalidade eficientista” e a “racionalidade da relevância”. A primeira consiste na inserção das mesmas num processo educativo que já estabelecido – não se dando, assim, importância devida à aprendizagem – o que não garante a melhoria da educação em geral, já que visa somente o ensino por si só. Em contrapartida, a segunda – adotada pelo autor – prioriza o aprendizado e tem como objetivo a transformação no sentido mais amplo da instituição escolar. Esta visa a orientação do uso das novas tecnologias.

Acreditando que a educação não pode ser depositária, “mas teria que se transformar em um centro de reconhecimento e articulação de múltiplos conhecimentos e informações que circulam usualmente, para orientar os educandos sobre a forma de como associá-los para seus fins de aprendizado” (p. 68), a escola deve garantir que a educação seja um processo relevante e significativo para os sujeitos.

Desse modo, o autor enfatiza o papel do comunicador na orientação, de forma que comunicação e educação possam ser vinculadas. Porém, no sentido de que o comunicador possa acompanhar o processo de aprendizagem: não basta que educadores se atenham aos conteúdos e comunicadores aos meios; o que se propõe, portanto, é uma articulação dos dois para que se possa repensar as novas tecnologias na educação.

Anúncios

  1. 1 Impasses entre a tecnologia e o ensino de Sociologia « Estágio Supervisionado em Ciências Sociais

    […] https://escsunicamp.wordpress.com/2011/10/23/tecnologia-e-educacao/ […]




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: