A construção do olhar sociológico

O caderno do professor de sociologia do Estado de São Paulo, propõe ao professor que desenvolva com seus alunos a construção do olhar sociológico desde a primeira aula do primeiro ano do Ensino Médio, tendo em vista que essa construção é processual e deve ser desenvolvida ao longo dos três anos.
Estranhamento e desnaturalização são tidos, no caderno, como a base do olhar sociológico, já que por estranhamento compreende-se a postura metodológica de distanciar-se do objeto e de tratá-lo como estranho.

O estranhamento implica na desnaturalização que é não tomar como natural aquilo que acontece na vida em sociedade, compreendendo que tudo parte de uma construção social.
Essa metodologia do ensino de sociologia, estranhar e desnaturalizar o olhar, possibilita o desenvolvimento da disciplina com mais êxito, já que os alunos passariam a questionar aquilo que é aparentemente natural, e assim compreender melhor os temas que serão trabalhados durante os três anos do Ensino Médio.

Acredito que o desenvolvimento do olhar sociológico deve ser a primeira e principal preocupação do professor de sociologia do Ensino Médio, seja a partir dos grandes nomes da sociologia, de filmes, de textos, músicas, e qualquer outra ferramenta cuja aplicabilidade varia de acordo com as turmas e suas realidades.

Anúncios

  1. Ferreira

    No trecho abaixo, você liga a idéia de “desnaturalizar a sociedade” à idéia de que “tudo é socialmente construído”: “O estranhamento implica na desnaturalização que é não tomar como natural aquilo que acontece na vida em sociedade, compreendendo que tudo parte de uma construção social.” Questiono: a vida social é sempre socialmente construída? Tudo parte sempre de uma construção social? “Desnaturalizar” a sociedade implica necessariamente em “sociologizá-la”?




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: