Reflexões sobre o processo de ensino e aprendizado

Marx e Wygotsky e a noção de mediação: por que a interação e o conhecimento sócio-histórico são fundamentais para o desenvolvimento humano [1]

Cristhiane Falchetti (RA: 100956)

Um dos aspectos mais importantes da teoria de Wygotsky sobre o funcionamento psicológico é o conceito de mediação, o qual diz respeito ao processo de desenvolvimento e aprendizado, em que os signos seriam elementos de mediação no processo de aprendizado. De modo geral, os signos são representações da realidade, que auxiliam na interpretação desta.

A noção de mediação na teoria de Wygotsky tem sua base na teoria marxiana, na qual a mediação entre o homem e natureza se dá, de forma deliberada, por meio dos instrumentos de trabalho. É essa capacidade de mediação, e a consciência dela, que caracteriza a atividade essencialmente humana e o processo histórico-social. Assim, por meio da noção de signos, Wygotsky transporta a ideia de mediação de Marx para o campo psicológico.

Minha questão consiste em explorar uma possível relação entre o processo de interiorização, descrito por Wygotsky como a capacidade de mediação interna (feita na ausência de representação concreta), e o processo de trabalho humano, caracterizado por Marx como a capacidade essencialmente humana de conceber o seu trabalho (objeto do trabalho) antes mesmo de tê-lo realizado (produzido).

Relacionando as duas proposições é possível estabelecer uma relação dialética entre o processo de trabalho (intervenção no meio externo) e o processo de interiorização (desenvolvimento cognitivo interno). Ao interagir com o meio externo (natureza), o Homem o transforma e, ao fazer isso, transforma a si mesmo. Essa interação deliberada com o meio externo só é possível porque o Homem tem a capacidade de pensar em objetos ausentes e assim planejar suas ações, exercendo atividades de criação. Mas a atividade criadora, ainda que se faça na ausência dos objetos concretos, depende de conhecimentos adquiridos em experiências anteriores própria ou histórico-social. Assim, ao mesmo tempo em que a representação mental fornece um suporte (planejar, comparar, conceber, lembrar) para a ação concreta do homem no mundo exterior; a construção dos sistemas simbólicos depende dessa ação concreta, a qual servirá de base (matéria) para os conceitos mentais. Não pode haver mediação interna se não houver representações mentais, e estas derivam da realidade exterior.

            Portanto, a mediação por meio dos signos internalizados liberta o homem da necessidade de interação concreta com os objetos de seu pensamento, mas não a substitui em definitivo, pois necessita dela para constituir-se. E tudo o que aprendemos de modo teórico, sem a necesssidade de interação concreta, é uma abstração que deriva da experiência humana acumulada, daí a importância do processo histórico-social e a necessidade de que esse conhecimento acumulado seja ensinado na escola. Da mesma forma, as práticas pedagógicas interativas são fundamentais para a construção individual do sistema de representação e para o desenvolvimento do processo de internalização.

Referências Bibliográficas

VIGOTSKI, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

MARX, K. – O Capital. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 1970. V. I (Livro 1, Cap.5)


[1] Esse post é uma continuação das reflexões sobre a prática docente, tomando-se por base a teoria da psicologia sócio-histórica de Wygotsky e a teoria de Marx sobre o trabalho.

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  1. cristhianef

    Nesse post, compartilho algumas ideias que surgiram a partir da preocupação com a questão do aprendizado, a qual tem se tornado presente desde o início da minha prática docente. O ponto principal é entender o aprendizado como uma forma de desenvolvimento humano, concepção que parece distante da realidade da sala de aula no ensino público. O que procuro ressaltar é a impotância tanto da interação (sociabilidade), como da valorização e ensino do conteúdo (conhecimento legado pela humanidade), nas escolas.




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