Sociedade Brasileira de Ensino de Ciências Sociais-Sociologia (SBECS-Soc)

Utilizarei este espaço, dessa vez, para divulgar algo que está circulando em algumas listas de professores e pesquisadores da área de Ensino de Sociologia: trata-se de uma iniciativa de criação de uma Associação Nacional de Professores/Pesquisadores envolvidos com ensino de sociologia na educação básica (inclusive professores da educação básica).

Conforme o título escolhido para o post, a iniciativa adotou o nome de “Sociedade Brasileira de Ensino de Ciências Sociais-Sociologia – SBECS-Soc”, a discussão posta em debate, no momento, refere-se às formas de organização dos comitês de mobilização nos níveis estaduais. As ideias e formação do grupo estão em andamento, e, portanto, abertas para quem quiser participar e acompanhar os debates. Ainda está sendo escrito um Estatuto Social que deverá gerir a Associação e que contém ideias sendo lançadas e construídas.

Irei disponibilizar os dois arquivos que recebi via email para que possam conferir pessoalmente: ABECS-Estatuto e Manifesto de criação da SBECSoc .

Não existe um manifesto offline com as novas assinaturas, somente online, em que os interessados podem assinar em apoio à criação da futura entidade. Não é necessário inscrever-se no grupo para assinar o manifesto

Os links são:
1. Para inscrever-se na Comissão Nacional Pró-Sociedade Brasileira de Ensino de Ciências Sociais/Sociologia, no Google Grupos:
https://groups.google.com/group/sociedade-brasileira-de-ensino-de-cs-sociologia?hl=pt-BR
2. Para assinar o Manifesto Pró-Sociedade Brasileira de Ensino de Ciências Sociais/Sociologia, no site Petição Pública: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N16572

Após inscrição no grupo, solicita-se que os integrantes preencham o formulário de cadastro no link http://surveymonkey.com/s/LRMCR7H

Anúncios

  1. Flávio Sarandy

    Quero agradecer a vocês a participação e divulgação na criação da futura associação/sociedade de ensino de sociologia/ciências sociais. Obrigado por publicar este post! Aproveito para reforçar que a construção da entidade está em curso, que todos podem participar (com igual status, não há “donos” nesta iniciativa) e que a ideia lançada é de uma entidade descentralizada (em unidades regionais), realmente democrática e cujo o foco será o professor de sociologia do ensino médio. O que os seus integrantes almejam é que nessa entidade os professores possam associar-se, pois será uma associação de professores, voltada ao ensino de nossas disciplinas. Todos os associados terão iguais direitos, poderão ocupar cargos, deliberar conjuntamente os rumos da entidade (que não será presidencialista e nem terá restrições quanto a títulos, como pós-graduação completa, como algumas sociedades científicas). Claro, o o grupo tem pensado (hoje contamos com 300 inscritos, de todo o país) é que professores do ensino superior e alunos de graduação também possam se inscrever, sendo os objetivos prioritários da entidade a defesa, a promoção e a qualificação do ensino de sociologia/ciências sociais. E como esta associação terá um caráter de associação profissional e cultural, pretendemos trabalhar de modo complementar às sociedades científicas e sindicatos, porém sem nos sobrepormos a elas.Tudo isto está em debate no presente momento e convidamos a todos para qualificarem ainda mais as discussões.




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: