MVMob – Celulares funcionando dentro das salas de aula

Tendo em vista os muitos debates colocados a respeito das novas tecnologias em sala de aula, a maneira como o professor deveria administrar, a posição da escola frente aos novos recursos, e a postura dos alunos em sala de aula, desde 2006 um projeto é pensado para incorporar os usos das linguagens midiáticas no cotidiano da escola, propondo-os como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem.

Conhecido como MVMob – Minha Vida Mobile, o programa teve como principal eixo oferecer subsídios teóricos e práticos aos professores e estudantes, a fim de lidar com as ferramentas tecnológicas de maneira efetiva dentro do contexto escolar. Viabilizando maneiras de utilizar habilidades de ações criativas, através da interpretação, síntese e pesquisa, o projeto incentiva a democratização do acesso à produção e aos conteúdos audiovisuais, inovando os métodos de aprendizagem.

Em 2008, as Leis de Incentivo à Cultura, juntamente com patrocínios de operadoras da telefonia móvel, passaram a patrocinar a iniciativa, ampliando o programa a vários Estados brasileiros (Minas Gerais, Bahia, e, agora, em São Paulo, através do PROAC – Programa de Ação Cultural). Durante esse ano (2011) o projeto foi reconhecido enquanto “inovação educativa” pela Fundação Telefônica, em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento e a Inovação Educativa da OEI (Organização dos Estados IberoAmericanos).

A proposta vinculada ao projeto tem como objetivo a promoção de oficinas gratuitas em escolas públicas e espaços de educação formal e não-formal, ministradas para estudantes entre 13 e 17 anos, juntamente com os educadores aprendendo a manusear instrumentos de vídeo, fotografia, áudio, produção de texto, utilizando o celular como ferramenta. Os cursos têm a duração de 04 a 08 horas e os trabalhos produzidos são disponibilizados no portal www.mvmob.com.br, realizando intercâmbio cultural. O projeto também promove redes de aprendizagem interativas, com mostra de trabalhos realizados pelos estudantes e educadores, premiando os trabalhos em destaque através de concursos culturais.

Anúncios



    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: