Aprendendo a pensar com a Sociologia

Que tipo de saída às determinações de nosso mundo liquefeito a Sociologia pode nos proporcionar ? Para Zygmunt Bauman e Tim May, em Aprendendo a Pensar com a Sociologia, o primeiro passo para esta compreensão se dá na própria tentativa de definição da Sociologia enquanto disciplina, ou seja, enquanto um conjunto de conhecimentos acumulados e sistematizados sobre o homem e a vida social. Acompanhando a argumentação dos autores no livro em questão, podemos entrever possíveis contribuições que a Sociologia pode oferecer à vida contemporânea. Neste sentido, não restringimos o debate à Sociologia enquanto privilégio de profissionais acadêmicos, mas enquanto um modo de pensar a que todos os indivíduos possuem o direito de fazer uso, na medida em que a urgência do contexto se manifesta na vida de cada um. Essa aparente ambivalênicia que recai sobre a Sociologia enquanto disciplina ou enquanto modo de pensar  pode ser reelaborada no sentido de uma redução das distâncias entre o sujeito do conhecimento e aqueles que constituem seu objeto de pesquisa. Desta maneira, é preciso realocar a Sociologia no campo de seu maior interesse: na vida dos homens enquanto indivíduos e membros de um universo social mais amplo.

A entrada da Sociologia enquanto disciplina nos curriculos das escolas públicas do Brasil pode ser compreendida como uma oportunidade para pensarmos em uma elaboração desta articulação. Ao final desta nova experiência poderemos talvez repensar nosso próprio campo de saberes, ao mesmo tempo em que se transformará a percepção pública de nosso trabalho. Nos encontramos neste ponto com a discussão elaborada por Bauman e May a respeito da relação entre a sociologia e o senso comum. Enquanto outras disciplinas acadêmicas como a física ou a química geralmente adentram espaços de saberes antes nunca ocupados pela disputa de opiniões, a sociologia lida com questões que dificilmente não tenham sido pauta de debates ou conflitos pretéritos. Neste sentido, ela se encontra necessariamente em relação ao senso comum, e fugir a esta necessidade de sua condição apenas prejudicará seu papel na busca do desenvolvimento da tolerância e do entendimento mútuo. Podemos avaliar positivamente, a partir dos autores em questão, a entrada da Sociologia nos currículos das escolas públicas, na medida em que isso poderá contribuir para um maior contato entre a sociologia e aqueles a quem ela deve servir na busca de um mundo com pessoas mais tolerantes e compreensivas.

Aprendendo a pensar com a Sociologia, então, pode servir como conjunto de textos provocativos, que ao lado dos conteúdos trabalhados em sala de aula, podem vir a realocar a sociologia em seu campo originário: a vida social dos sujeitos. Perguntemos-nos, assim, não apenas a maneira pela qual a sociologia poderá vir a modificar a vida dos estudantes, mas também o modo pelo qual a vida destes estudantes, em sua concretude inelutável, poderá vir a contribuir com o desenvolvimento de uma sociologia teoricamente mais responsável com os problemas que propõe compreender. Que os sociólogos possam fazer de sua nova função não apenas um instrumento de esclarecimento das classes populares, fortalecendo assim a suposta superioridade da academia em relação à vida, mas que a vivam como uma aventura intelectual que contenha em si um real potencial autotransformador. Precisamos ver a escola como um espaço de aprendizado, e não como um depósito a ser preenchido com nossas verdades acumuladas. Somente assim a sociologia no ensino médio fará sentido para todos nós, professores e alunos.

Bibliografia:

BAUMAN, Zygmunt e MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.

Anúncios



    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: