Fato Social e Preconceito

Uma das dúvidas que tenho em relação ao ensino de sociologia no ensino médio diz respeito à possibilidade de se utilizar as obras dos autores clássicos como objeto de estudo nas aulas. Isto porque claramente a idéia que se tem é de que o alto grau de dificuldade para alunos, aliado ao tempo da aula, torna isto uma tarefa nada funcional. Também receio que em uma tentativa de se tentar aproximar conceitos clássicos com situações atuais, para se exemplificar, ocorra uma deturpação das teorias. Diante disto, apresentarei aqui para discussão uma proposta de aula de sociologia (elaborada em conjunto com outros três alunos para a disciplina EL142 – Tópicos especiais em ciências sociais,) sobre o conceito de fato social de Émile Durkheim relacionado a idéia de preconceito.

Plano de Aula – Fato Social

A aula tem como objetivo elucidar o conceito de Fato Social, elaborado por Durkheim, no contexto de uma aula de sociologia no ensino médio. Tal conceito foi escolhido como tema central, por ser este o que define o objeto de estudo da sociologia e fundamental para entender a sociologia como campo científico. A partir deste conceito, se utiliza o exemplo do preconceito como um fato social, escolhido por ser um tema atual, de interesse pelos jovens e também por ser uma reflexão importante, buscando desnaturalizá-la e analisá-la como uma construção social.

A aula será dividia em três partes:

1) Apresentação e justificativa do tema: a importância do autor e do conceito de fato social, explicação do conceito.

2) Introdução do preconceito como exemplo de fato social:

Apresentação de trecho do filme Madame Satã (Karim Aïnouz-2002).

Apresentação de notícias divulgadas nos meios de comunicação relacionadas ao preconceito:
http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/05/25/estudante-africana-agredida-chutes-dentro-da-universidade-federal-da-paraiba-916683575.asp
http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/05/25/estudante-africana-agredida-chutes-dentro-da-universidade-federal-da-paraiba-916683575.asp
http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/05/25/estudante-africana-agredida-chutes-dentro-da-universidade-federal-da-paraiba-916683575.asp

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,educacao-ainda-e-desigual-para-negros-e-brancos,611443,0.htm

3) Discussão sobre o preconceito como fato social, pautada em algumas questões orientadoras:

a. O preconceito é uma postura individual ou coletiva?
b. O preconceito possui uma existencia própria, independente das manifestações individuais?
c. É possivel olhar o preconceito como uma coisa?
d. Se o preconceito é um fato social, é possivel superá-lo?
e. Um bebê manifestaria o preconceito?
f. O preconceito apresenta as tres características básicas que qualificam um fato social (generalidade, exterioridade e coercitividade)?

4) Como atividade para a próxima aula, será proposto aos/ás estudantes que identifiquem outros exemplos de fato social.

5) Apresentar o objeto da aula e buscar um feedback.

Bibliografia utilizada para preparação da aula:
DURKHEIM, E. Regras do método sociológico. Trad. Maria Isaura Pereira Quieroz. 6ª. Ed. São Paulo: Companhia Editora Nacioanal, 1974.
Gênero e diversidade na escola: formação de professoras/es em gênero, orientação sexual e relações étnico-raciais. Livro de Conteúdo, versão 2009. Rio de Janeiro: CEPESC, Brasília: SPM, 2009

Anúncios



    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: