Sociologia no Telecurso

Devido à obrigatoriedade do ensino de sociologia no ensino médio a disciplina passou também a fazer parte do telecurso – método brasileiro de educação a distância em que aulas são exibidas por emissoras de televisão. Dito isto, achei oportuno que no blog de discussão do ensino de sociologia no ensino médio houvesse um espaço para análise do conteúdo apresentado nas tele-aulas. Isto porque apesar de não se tratar de um método de ensino formal, não deixa de ser uma maneira pela qual a sociologia vem sendo transmitida. Desta forma disponibilizo aqui as aulas que encontrei:
Aula 1 – “Estudando e entendendo a sociedade”

Aula 2 – “Cultura: todo mundo tem uma”

Aula 3 – “Cidadania: O que eu tenho a ver com isso”

Aula 4 – “Desigualdades: Descobrindo e convivendo com elas”

Aula 5 – “Globalização: o mundo encolheu”

Acredito que tal material propicia várias possibilidades de reflexão. No entanto, a princípio, o que mais me chamou atenção está ligado com a discussão que fizemos em algumas aulas a cerca do papel da sociologia e da idéia de que os professores desta disciplina possivelmente possuem alguns privilégios tácitos. Quando se assite as aulas 3 e 4, por exemplo, creio que fica a nítida impressão de que o objetivo da sociologia passa pela idéia de transformar a sociedade. Isto porque, são feitas afirmações que apresentam aos alunos (ou telespectadores) o dever de procurar: “acabar com a desigualdade”, “agir politicamente”, ”cumprir o papel como cidadão”. Tal abordagem, ao me ver, corrobora com uma idéia do professor de sociologia como alguém emancipador, além disto, também, acaba por contribuir para imagem de que a sociologia não possui um caráter cientifico. Posto isto, me parece que tal forma de abordagem vai ao encontro do que chamávamos de senso comum sociológico em nossas discussões.
De qualquer forma, isto foi apenas uma análise sobre um aspecto das tele-aulas que considerei pertinente comentar, sendo que a idéia do post não é simplesmente focar nisto, mas sim possibilitar uma discussão a respeito desta forma de ensino de sociologia.

Anúncios



    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: