Avaliação – Experiência com alunos do Ensino Médio

Estou na rede estadual desde o começo do ano como professor de sociologia e trago agora uma contribuição para o nosso blog para pensarmos algumas coisas a respeito das avaliações. Idealizar formas de avaliação tem sido um grande desafio para o trabalho que tenho realizado ao longo deste ano. Primeiro, pelo fato de ter apenas uma aula por semana com cada turma, ocasionando uma série de dificuldades – como por exemplo, a quantidade de turmas trabalhadas: neste ano trabalhei com 26 turmas – um número tão grande de turmas impossibilita que o professor tenha uma maior aproximação com os estudantes, fundamental para qualquer processo educacional.  Não havendo aproximação objetiva, resta ao professor se desdobrar para criar tais condições.

Passada essa primeira dificuldade, as próximas questões que me surgiram foram: o que pretendo avaliar e como fazer?! Melhor uma avaliação escrita ou testes?! Trabalho com redações?! Quantas avaliações por bimestre?! Quantas atividades?! Para que serve uma nota?! O que eu pretendo com esta nota?! Somar e dividir?! Tecnicamente seria mais fácil aplicar avaliações objetivas, com múltiplas escolhas, por bimestre, mas ainda que essas provas apresentem sua importância por conta do vestibular, decidi não me ater, nesse primeiro momento, a elas. Mesmo porque, nas escolas em que trabalho não existe esse objetivo direto dos estudantes ao vestibular…

Decidi, portanto, realizar avaliações dissertativas que fossem se construindo e complementando ao longo dos bimestres. Para cada bimestre realizamos, em média, três atividades mais a avaliação final, sendo as notas compostas por este conjunto. Iniciei o bimestre tentando realizar uma didática com os alunos a esse respeito, que consistia no fato deque todos começariam o bimestre com nota 10, e esta diminuiria caso as atividades não fossem entregues. Os alunos demonstraram resposta positiva ao método, a princípio, mas ao longo do bimestre as atividades passaram a se tornar escassas e os estudantes banalizaram as produções, apenas para sustentar o 10.

Apesar de debatermos a respeito da avaliação, trazendo uma reflexão que se encaminhasse no sentido de que obter um 10 não fazia deles melhor ou pior, mas que o processo avaliativo poderia ser importante, a questão de atribuir notas a cada um deles, é, ainda uma ideia muito arraigada e fechada também para os estudantes. Falta a eles uma motivação para o estudo. A partir de então, o método utilizado para avaliar passou a ser outro: não bastava apenas entregar as atividades, seria preciso demonstrar uma dedicação em sua elaboração e realização.

Acerca das respostas que cada aluno escreve, gostaria de ressaltar que os deixo bastante à vontade para expressarem opiniões diversas; e a respeito das respostas erradas, procuro estabelecer com eles que faz parte do processo de aprender. Temos conseguido dialogar bastante quanto a isso. Os acertos e os erros são as nossas ferramentas para analisarmos o nosso trabalho, bem como ampliar as nossas percepções com relação aos estudantes.

Em cada avaliação procuro estabelecer um diálogo escrito com os alunos através de textos que elaboro explicando para eles os meus objetivos. Acredito que criar possibilidades para que os educandos desenvolvam um raciocínio crítico a partir do seu conhecimento pessoal pode ser um dos caminhos para estabelecer um vínculo e um diálogo com os estudantes, sendo assim, procuro não fazer perguntas que tenham respostas certas ou erradas, mas sim respostas que promovam reflexões.

Disponibilizarei três avaliações realizadas no terceiro bimestre nos links abaixo:

Primeiro Ano: Prova III (1º ano)

Segundo Ano: Prova III (2º ano)

Terceiro Ano: Prova III (3º ano)

Abraços!

Anúncios



    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: