Recurso didático: Revista Sociologia

Desde o ano de 2007, a editora Escala publica bimestralmente a Revista Sociologia. O conteúdo da publicação é variado: resenhas, artigos, entrevistas e reportagens. O diferencial da revista está em sua linguagem simples, que a torna acessível para o público não acadêmico.  Outro ponto bastante positivo é a diversidade de autores que escrevem no periódico, sempre variando de edição para edição e contando com professores e pesquisadores de diversas instituições do país. Estes dois fatores, a procedência do conteúdo e a acessibilidade da linguagem, fazem da Revista Sociologia um poderoso recurso para ser utilizado em aula, sabendo que nem sempre há condições de se trabalhar com bibliografias acadêmicas ou de linguagem mais complexa. Nas capas das edições, pode-se identificar rapidamente boa parte dos temas chave que compõem a grade curricular da Sociologia no Ensino Médio, bem como assuntos que tangenciam as principais discussões do cotidiano que costumam ser trazidas à sala de aula.

Aos interessados, a editora disponibiliza os conteúdos da revista na internet (aqui!). O acesso é livre e gratuito. As revistas “Leituras da História”, “Filosofia” e “Psique” também são disponibilizadas.

Os textos da revista podem ser trabalhados de diversas maneiras, conforme a metodologia do docente. Uma sugestão produtiva é a sua utilização como material para o desenvolvimento de projetos de pesquisa pelos estudantes , atividade que vem sendo desenvolvida pelos membros do PIBID de Ciências Sociais da Unicamp desde 2010.  A escolha de temas de pesquisa pelos alunos do ensino médio passa frequentemente por assuntos que não são tratados de forma específica ou aprofundada nos cadernos de Sociologia, mas que podem ser encontrados nas edições da revista, tais quais: esportes (ed. 33, ed. 20), moda (ed. 30, ed. 18), reality shows (ed. 27), aborto (ed. 18), histórias em quadrinhos (ed. 18), entre outros.

Frequentemente, as matérias fazem referência a livros e filmes sobre a temática, o que auxilia o professor e o aluno a dar direcionamento à pesquisa.


  1. Ferreira

    Seria muito bom se este post fosse além da mera divulgação elogiosa da revista (que é um produto comercial como tantos outros) e aprofundasse mais a sua contribuição para o ensino de sociologia no ensino médio. Alguns exemplos referenciados de como a revista pode contribuir para a discussão de temas específicos contribuiriam para transformar uma “quase propaganda” numa apresentação mais bem fundamentada.

  2. samribeiro

    Pedro, dei uma alterada. Durante meu tempo de PIBID, cheguei a usar essa revista como indicação de bibliografia para as pesquisas dos alunos. Deixei como sugestão de uso.

    Sobre o caráter de divulgação elogiosa, acredito que houve um mal entendido. Realmente, este post era para ser apenas uma divulgação (motivo pelo qual fica difícil transformar em algo mais agora). Não tinha entendido que não podia ter esse tipo de postagem. Em minhas próximas, tomarei o cuidado de não fazer mais isso.

    Abraços.

  3. Ferreira

    Tentando esclarecer, não se trata aqui de proibir algum tipo de postagem, e acredito que seu post contribui para a discussão mais ampla, principalmente após a edição. Trata-se apenas de distinguir uma mera “divulgação” de uma reflexão própria. Como seu post parecia não ser uma mera divulgação mas também não chegava a ser uma reflexão própria, sugeri que alguns passos fossem dados nesta última direção.
    As coisas que li dessa revista não me agradaram, e talvez isso tenha me incomodado um pouco. Mas o fato é que a revista vem sendo usada como recurso didático e merece menção.

  4. samribeiro

    Ok, entendi! Obrigado! =)




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